Um pequeno trecho resumido sobre o FORAL de 1111.
O ano 1111 marcou, no plano histórico e social, o território de SOURE, mais concretamente, em Junho de 1111, o Conde D. Henrique e a Rainha D. Teresa concederam uma Carta Foral à População de Soure.
Este documento estipulava um conjunto de privilégios fiscais para os habitantes da Vila, tendo como objectivo claro de fixar as populações.
Reverte-se, pois, da maior importância este Acto que funcionou como forte elemento estruturador da vida da Comunidade de Soure, pelo que faz todo o sentido evocar historicamente este acontecimento ocorrido em 1111 e promover a COMEMORAÇÃO DO SEU IX CENTENÁRIO.
Naturalmente, no ano de 2011, o Município de Soure organizou um Programa Comemorativo que, como sempre, procura envolver a população escolar e a população em geral.
Este Programa conta com a colaboração cientifica do Pro. Doutor Fernando Tavares Pimenta que efectuou um trabalho de investigação histórica sobre as origens de Soure e que culmina com a edição do livro "Soure - Das Origens Pré - Romanas ao Foral 1111".
É este conjunto de Acções Formativas e Culturais que a autarquia de Soure oferece aos seus Munícipes, procurando contribuir para identificar, valorizar e divulgar a História Local, bem como o seu património Edificado e Cultural.
Sem comentários:
Enviar um comentário